O Rio Grande do Norte está entre 12 estados com aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo boletim da Fiocruz referente à semana de 15 a 21 de junho. O crescimento é causado principalmente pelos vírus influenza A e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que afetam crianças pequenas e idosos.
Já são mais de 56 mil casos confirmados no Brasil. Apesar de sinais de queda ou estabilização em algumas regiões, os casos seguem altos, especialmente no Norte e Nordeste. Entre adultos e idosos, há redução em estados como RJ, SP, GO, MS e ES, mas alta em outros. Em crianças, hospitalizações por VSR continuam crescendo no Sul, Norte e Nordeste.
A Fiocruz recomenda reforço na vacinação contra influenza e medidas de prevenção, como uso de máscaras em locais fechados e higiene das mãos.
Nacionalmente, mesmo com tendência de queda, a incidência segue elevada, especialmente entre crianças e idosos. Nas últimas semanas, os vírus mais detectados foram: VSR (45,6%), influenza A (37,5%), rinovírus (19,2%), Sars-CoV-2 (1,6%) e influenza B (0,9%). Entre os óbitos confirmados: 75,4% foram por influenza A.








Deixe um comentário