A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) anunciou nesta sexta-feira a perda de pontos de América-RN e Potyguar Seridoense no Campeonato Potiguar 2026 por escalação irregular de atletas. O América foi punido com a retirada de 18 pontos, enquanto o Potyguar perdeu 15 pontos. As decisões ainda serão analisadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), com possibilidade de recurso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O América-RN foi penalizado por relacionar o lateral-direito Elias, de 20 anos, de forma irregular nas três primeiras rodadas da competição. Já o Potyguar Seridoense cometeu a mesma infração ao escalar os jogadores Fabrício e Toró em quatro partidas. De acordo com a FNF, ambos os clubes utilizaram atletas com contrato amador, mesmo após os jogadores terem completado 20 anos, o que é proibido pelo regulamento da competição.
Com a punição, o América, que estava invicto e liderava o campeonato com 10 pontos, caiu para a penúltima colocação, somando -8 pontos. O Potyguar passou a ocupar a lanterna, com -12 pontos. O Campeonato Potiguar prevê o rebaixamento de duas equipes.
A FNF explicou que a punição se baseia no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que determina a perda dos pontos conquistados nas partidas em que houve irregularidade, além da subtração dos pontos máximos possíveis por jogo. Assim, o América perdeu os nove pontos disputados nas três rodadas, além dos nove que havia conquistado com as vitórias. Já o Potyguar perdeu 12 pontos referentes às quatro partidas e mais três pontos obtidos nos jogos em que os atletas atuaram de forma irregular.
Em nota oficial, o América-RN afirmou que não houve fraude ou tentativa de obter vantagem indevida, classificando o caso como uma divergência de interpretação do regulamento. O clube informou que seu departamento jurídico está adotando as medidas cabíveis e que confia na Justiça Desportiva para o esclarecimento dos fatos.
A FNF informou ainda que recebeu uma Notícia de Infração assinada por seis clubes da competição — ABC, Globo, QFC, Laguna, Potiguar e Santa Cruz — apontando as irregularidades. O documento foi encaminhado ao TJD para julgamento, e, paralelamente, a federação publicou uma resolução administrativa retirando os pontos das duas equipes.
Diante do impasse, a FNF não descarta a paralisação do campeonato até que haja uma decisão definitiva na esfera da Justiça Desportiva.







Deixe um comentário