Um encalhe em massa de golfinhos foi registrado na praia de Redinha Nova, em Extremoz, na Grande Natal, no fim da tarde deste domingo (4). Pelo menos um dos animais morreu.
De acordo com testemunhas, cerca de dez golfinhos ficaram presos na areia. Pessoas que estavam no local ajudaram a conduzir os animais de volta ao mar. Imagens gravadas por populares mostram os golfinhos se debatendo na área rasa da praia, o que causou surpresa entre moradores e comerciantes da região.
A comerciante Aneci Moreira, que mantém uma barraca no local, relatou que nunca havia presenciado situação semelhante. “Eram em torno de dez golfinhos. Nunca vimos isso acontecer aqui. O que aparece mais é tartaruga, por causa da desova”, afirmou.
Segundo Aneci, equipes do Corpo de Bombeiros e pesquisadores estiveram na praia e orientaram a população a devolver os animais ao mar imediatamente após o encalhe, como foi feito.
De acordo com Daniel Solon, presidente do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam), o golfinho que morreu ainda estava vivo quando a equipe de biólogos e médicos-veterinários chegou, mas não resistiu. O corpo do animal foi recolhido e será submetido a uma necrópsia nesta segunda-feira (5), para tentar identificar a causa do encalhe.
A equipe do Cemam segue monitorando o litoral, devido à possibilidade de novos encalhes. Ainda segundo Solon, o animal pertence ao grupo Stenella, mas a espécie exata ainda será confirmada pelos pesquisadores.







Deixe um comentário