A partir deste domingo (21), Natal passa a contar com patinetes elétricos compartilhados como nova opção de micromobilidade urbana. O serviço será lançado oficialmente às 15h, na Avenida Praia de Ponta Negra, em Ponta Negra, e funcionará em caráter experimental por 120 dias.
Durante esse período, as secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU) e de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (Sepae) irão acompanhar a operação. Após a fase de testes, a Prefeitura deve regulamentar a atividade e permitir o credenciamento de outras empresas interessadas.
A iniciativa integra a programação da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro, além de estar alinhada ao Plano Cicloviário de Natal, que já soma mais de 113 km de ciclovias.
Nesta primeira etapa, serão disponibilizados 600 patinetes elétricos, operados pela empresa Jet, presente em diversas capitais do país. Os equipamentos contam com rastreamento por GPS, limite de velocidade de 20 km/h, freios, campainha e faróis de LED, atendendo às normas de segurança.
De acordo com as regras da STTU, o uso é restrito a maiores de 18 anos. Não é permitido transportar passageiros, cargas ou animais, nem conduzir os patinetes sob efeito de álcool. Os veículos devem ser estacionados nos pontos indicados pelo aplicativo.
Equipes treinadas estarão nos principais locais de operação para orientar os usuários. Todas as viagens terão seguro gratuito contra acidentes.
Deixe um comentário